sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Celebre a primavera com o espumante premium francês Veuve Du Vernay


O espumante francês é ideal para transformar simples ocasiões em momentos especiais

Dia 23 de setembro começa a primavera, época mais charmosa do ano. Flores enfeitam ruas e casas deixando o dia a dia mais alegre. Durante esse período, as temperaturas se elevam e o clima fica agradável, com uma temperatura perfeita para passeios ao ar livre, refeições leves e bebidas refrescantes.

O Veuve du Vernay se encaixa perfeitamente a esse cenário. O espumante francês, trazido ao Brasil pela importadora Casa Flora, é produzido nos encantadores vinhedos das regiões de Bordeaux, Charentes e do vale do Loire, com as melhores uvas brancas Chardonnay, Colombard, Gros Manseng & Ugni Blanc.

Seu cuidadoso processo de fabricação permite que o Veuve Du Vernay apresente bolhas perfeitas, que só podem ser conferidas a espumantes tipicamente franceses. Sua principal característica é justamente seu delicado perlage, o movimento, intensidade e tamanho das bolhas quando servido.

Considerado um dos melhores espumantes Premium da França, e entre os melhores do mundo, o Veuve Du Vernay apresenta um toque moderno e elegante, com um sabor sutil de frutas e um delicioso frescor, em três opções: Brut, Demi-Sec e Rosé

Puro, comum toque de licores de frutas ou completando coquetéis, o Veuve Du Vernay é perfeito para transformar simples ocasiões em momentos especiais. E para brindar com estilo a chegada da primavera, confira a receita do premiado drink Maiden’s Dream Cocktail.

- 2 cl licor de Morango Marie Brizard
- 2 cl licor de Abricot Marie Brizard

- 4 cl suco de laranja
- 4 cl Veuve du Vernay

Finalidade dos coquetéis


  • Coquetéis aperitivos: indicados para ser bebidos antes das refeições, levam bebidas destiladas, aperitivos, bitters ou suco de limão. Geralmente são os short drinksou on the rocks como o Manhattan e Daiquiri

  • Coquetéis repousantes: indicados para ser bebidos à tarde, levam bebidas destiladas, sucosa de frutas, xarope de açúcar ou groselha. Os long drinks, como o Planter's Punch e o Tulipan Rojo, fazem parte desse grupo

  • Coquetéis digestivos: indicados para ser tomados após as refeições. Podem ser frios ou quentes e levem diferentes licores, destilados, café ou creme de leite, como o Café Di Saronno



    Fonte: O coquetel e a sua arte, de Angel Ojea/Editora Escrituras

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Saiba como preparar seu próprio blend de café

Adora café e gostaria de saborear diferentes blends (misturas de grãos variados)? Pois saiba que você mesmo pode produzi-los em casa. Confira as dicas e os passos listados por Ensei Neto, consultor especialista em marketing e qualidade de cafés especiais, e satisfaça seu paladar:

1) O ideal é que a bebida seja feita a partir de diferentes cafés em grãos. Caso não tenha acesso a eles, vale apostar nos torrados e moídos. Comece com duas marcas diferentes, preferencialmente com as que identificam a origem do café (Sul de Minas, Cerrado ou Mogiana, por exemplo);

2) Prove as duas opções separadamente e conheça como são;

3) Em seguida, faça dois testes: use 1/3 de uma e 2/3 da outra para preparar o blend. Depois de saboreá-lo, misture os ingredientes na proporção inversa e sinta o segundo sabor. De qual gostou mais?;

4) Para elaborar os blends, use (de preferência) água mineral levemente ácida, evitando as com muitos minerais. Se possível, moa os grãos a cada preparo;

5) A quantidade de pó depende do gosto de cada um. O cafezinho tipicamente brasileiro conta, de maneira geral, com cinco a seis colheres de sopa cheias (cerca de 100g) para um litro de água.


Fonte: Patricia Zwipp, para o Portal Terra Culinária

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Grupos de coquetéis, segunda parte


· Café Coquetel: à base de café bem quente, bebidas destiladas e licores.

· Cups: preparados com frutas frescas, vinhos licorosos ou licores, e às vezes, champanhe, os cups são refrescantes e podem ser servidos em reuniões sociais.

· Grogs: designa bebidas quentes. Feitos à base de rum, kirsh, Cognac ou gim, são quentes e açucarados.

· High Ball: preparados com bebida destilada, Club Soda, água ou Ginger Ale e coca-cola, os High Balls são servidos com cubos de gelo. Nos Estados Unidos, caracteriza o uísque com soda, servido em copo alto.

· Pousse Café: na França, significa o licor tomado após o café. Preparados com bebidas digestivas, licores que formam camadas contrastantes, os pousse café requerem bom conhecimento quanto à densidade das bebidas, pois as mais pesadas devem ser colocadas primeiro, terminando-se com as mais leves.

· Collins: preparados à base de bebidas destiladas como rum, gim, uísque, mais suco de limão, açúcar e água gasosa, servido em copo Collins, são long drinks refrescantes.

· Stings: bebida feita com uísque ou gim, água e açúcar nos Estados Unidos, também pode ser preparadas com bebidas destiladas, suco de limão, licor e Club Soda.

· Soft Drinks: coquetéis com sucos de frutas, água, refrigerantes, xaropes sem álcool, podem ser servidos em copo longo ou de coquetéis.


Fonte: Terra Culinária

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Existem muitos grupos de coquetéis de acordo com suas características. Confira alguns:

· Sours: "sour" significa ácido ou azedo. Os sours são preparados à base de bebidas destiladas, suco de limão e açúcar, batidos e servidos em copos de coquetel incrustado.

· Fizzes: "fizz" significa efervescência. Preparados com bebidas destiladas, sucos de frutas ácidas, açúcar e gelo, bem batidos e completados com Club Soda, os fizzes devem ser servidos logo a seguir, para não perderem a efervescência. São refrescantes, tônicos e calmantes.

· Flips: "flip" significa gemada. Preparados com gema de ovo, vinhos do Porto ou reconstituintes, noz-moscada ou canela opcional, os flips são energéticos.

· Frappes: licores servidos após as refeições, com gelo ralado, em taça de coquetel ou flute.

· Fancies: "fancy" significa fantasia. Bem ornamentados, os fancies são os coquetéis preparados pelo bartender com o uso de sua criatividade.

· Frozens: coquetéis servidos em taças especiais, fazem drinks fantasia com margaritas, daiquiris, etc.

· Eggnogs: gemada, são preparados à base de creme de leite, gema de ovos, canela em pó, mas podem também conter uísque, rum ou Cognac. São servidos quentes ou frios.



Fonte: Terra Culinária

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Cachaça, a moeda oficial do século 17


O produto brasileiro mais conhecido pelos comerciantes de escravos na África no século 17 era a cachaça. Ela era tão popular no tempo da colônia que Portugal tentou diversas vezes, sempre em vão, coibir sua produção e consumo, para proteger o comércio de suas bebidas típicas – a bagaceira e o vinho. A proibição estimulou ainda mais o tráfico da bebida e, quando Portugal retomou Angola do controle holandês, em 1650, a colônia africana passou a receber um mar de cachaça anualmente. Um em cada quatro escravos trazidos da África foi trocado por cachaça em Luanda. Juntamente com o tabaco baiano, outro produto usado no tráfico, quase 1 milhão de negros, que tinham contato com a bebida já nos porões dos navios, chegaram ao Brasil.

Para as crianças: Milk shake de Ovomaltine

Ingredientes

3 colheres de sopa de Ovomaltine

1/4 xícara de leite

3 bolas de sorvete de creme

Modo de preparo


Misture 2 colheres de Ovomaltine com o leite, leve à geladeira para que a mistura fique bem gelada. Depois coloque esta mistura em um liquidificador, acrescentando as 3 bolas de sorvete. Bata rapidamente até ficar uma mistura cremosa.Agora, coloque em um copo e salpique com o Ovomaltine restante. Sirva imediatamente



quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Receita Retrô: Aprenda a fazer o clássico meia de seda

Um dos aperitivos mais consumidos em bailes e boates dos anos de antigamente está voltando à moda, meia de seda! Esse era um dos favoritos nas décadas de 30 e 40 entre os cavalheiros e damas distintos e ganhou os salões no anos 80.

Ingredientes

1 garrafa de champagne
1 lata de pêssegos com a calda
1 lata de leite condensado

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque em uma garrafa e leve à geladeira. Sirva em uma taças pequena.

Saiba quais são as diferenças entre isotônico e hidrotônico

Uma dúvida frequente entre os esportistas é qual a melhor opção de bebida esportiva, as isotônicas ou as hidrotônicas. Mesmo com uma modificação pequena em suas composições, há sim diferença entre ambas. Entretanto, como são indicadas para o mesmo público-alvo, pode haver confusão na hora da escolha.

O isotônico é uma bebida energética formulada através de água, carboidratos e uma alta concentração de sais minerais, o que é essencial para quem pratica exercícios físicos em alta intensidade. Como está na mesma composição do organismo do ser humano, a reposição de eletrólitos é bem mais rápida que o normal.

Já o hidrotônico é formada pelas mesmas substâncias que o isotônico, porém com menos eletrólitos, o que é mais indicado para atletas que fizeram um treinamento mais moderado, sem tanto desgaste físico e perda de água pelo suor.

Ou seja, quem praticar exercícios mais intensos e que resultem em um desgaste muito grande, é recomendado o isotônico. Para os exercícios mais moderados, mas que mesmo assim necessitem de uma reposição líquida de sais minerais, o hidrotônico é a melhor opção.

Fonte: Portal da Educação Física

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Aprenda a fazer Cosmopolitan, o drink preferido das personagens de Sexy and City


Ingredientes

30 ml de suco de cranberry
50 ml de vodka Odin
20 ml de licor de laranja
5 gotas de suco de limão
Tirinha de casca de laranja para decorar

Modo de preparo

Em uma coqueteleira, bata todos os ingredientes numa coqueteleira e agite. Transfira a bebida para um copo de coquetel previamente gelado. Torça a casca de laranja, coloque-a dentro do drinque ou na lateral do copo e sirva.

A história do Whisky


A palavra whisky deriva da palavra gaélica uisgebetha ou da palavra celta uisgebaugh. Ambas as palavras significam “Água da Vida” (Water of Life / Eau de Vie).

Ainda hoje não se sabe concretamente quem começou a produzir o whisky, se a Escócia ou a Irlanda.

Segundo alguns historiadores foram, provavelmente os monges irlandeses que começaram a produzir o whisky e contribuíram para que o segredo se espalhasse até aos Highlands, através de outros monges lá fixados.

O aparecimento desta bebida foi bem acolhido na Escócia há mais de mil anos, mas apenas se encontra uma referência ao mesmo no ano de 1494, na época medieval.

Nos arquivos do Ministério da Fazenda existe um registo desse tempo que diz o seguinte: “Oito Bolls (recipientes) de malte/cevada para o frade John Cor fazer Aquavitae”. Os Bolls eram velhas medidas em madeira usadas para a cevada. No início do século XVI, no ano de 1506, no tempo do rei James IV da Escócia, o seu tesoureiro marcou pagamentos de impostos especiais nos dias 15 e 17 de cada mês, sob a designação “Impostos para a Água da Vida do Rei”.

Em 1618 o whisky era já referenciado com este nome, ou como Viskie.

Naquele tempo quase todos os grandes senhores da Escócia possuíam a sua destilaria privada e faziam uma distribuição generosa por todos aqueles que os serviam e cuidavam das suas casas e terras.

Nas cidades e nas vilas os vizinhos compartilhavam entre si as destilarias que ainda eram consideradas ilegais.

Nessa época a Escócia era considerada como um lugar selvagem e pouco hospitaleiro. Daí os sucessivos governos britânicos terem encontrado grandes dificuldades em cobrar taxas aos proprietários das destilarias, aos quais passaram a chamar “contrabandistas”.

Estes fabricantes de whisky eram realmente mais rápidos do que os fiscais do governo, conseguiam mudar as suas destilarias sem deixarem rasto.

Esta situação arrastou-se até 1814. A partir daqui a produção do whisky passou a ser controlada pelo governo que com o tempo o tornou o rei das bebidas.


Fonte: Jornal do Whisky

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Os 10 drinks menos calóricos


GOLD RUSH58 calorias
DANIEL´S COCKTAIL60 calorias
APPLE FRAZZLE62 calorias
VIRGIN STRAWBERRY DAIQUIRI72 calorias
ROOSTER TAIL72 calorias
CRANBERRY FROG76 calorias
CAPE COOLER77 calorias
ORANGEADE PARADE89 calorias
SANGRITA89 calorias
10° AMERICANO91 calorias


Fonte: Drinks e Bar

Receita: Pisco Saur



O pisco é uma aguardente destilada de uvas moscatel com elevado teor de açúcar, cultivadas nos vales irrigados do norte do Chile e também no Peru. Há controvérsia sobre a verdadeira origem do destilado, mas o fato é que no Chile um drinque feito à base de pisco, o Pisco Sour, é mania nacional. Assim como existem variações a cerca de sua procedência (chilena ou peruana), também há diferentes receitas do drinque.

Aprenda a fazer o Pisco Saur

Ingredientes

250 ml de suco de limão (tirar os fiapos brancos de dentro da fruta)

600 ml de pisco

200 g de açúcar de confeiteiro

2 claras de ovos

gelo a gosto


Preparo

Colocar o pisco em um recipiente grande com gelo, em seguida acrescentar o suco de limão, depois o açúcar, e mexer bem. Colocar a mistura na coqueteleira, juntar as claras e mexer novamente. Pode ficar por dois dias na geladeira, mas sempre deve ser batida antes de servir.



Fonte: Marie Claire

Aprenda a fazer Whisky Sour

Foto: Reese C. Lloyd

Foto: Reese C. Lloyd

Whisky sour

Ingredientes

45 ml de wisky

30 ml de suco de limão

15 ml de calda de acúçar com goma arábica

1 clara de ovo


Modo de fazer
Coloque todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo. Bata bem e, logo em seguida, coloque em um copo. Para decorar, você pode usar uma fatia de laranja e cereja.




Fonte: Barba e Bigode

Marque seu nome na carne e não tenha a picanha roubada no churrasco

Foto: reprodução

Foto: reprodução

O marcador de carne da BBQ Branding Iron pode resolver os seus problemas em um churrasco com pouca comida. Dividir o que sai da grelha é sinal de miséria, mas se você tornar a avareza algo divertido, então pode ser que nenhum dos seus amigos desconfie que você anda com a grana curta.

É fabricado em ferro, com cabo de madeira e tem 52 letras intercambiáveis. Segundo o fabricante, você pode usar também em salsichas, além de bifes.

Pode ser comprado via internet na loja Mariscal8 pelo preço de R$ 119.


Fonte: Barba e Bigode

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Garrafa de cerveja mais antiga do mundo é encontrada em ilha do Mar Báltico

Foto: reprodução

Foto: reprodução


Mergulhadores encontraram o que acreditam ser o conjunto mais antigo de garrafas de cerveja. Os exploradores vasculhavam os restos de um naufrágio de 1800 no arquipélago independente de Alândia, no Báltico, quando se depararam com as bebidas.

Segundo o canal de televisão “CNN”, as garrafas foram levadas para a superfície e uma delas explodiu com a mudança de pressão. Um líquido escuro vazou e a equipe logo percebeu que se tratava de cerveja.

Até o momento, nós acreditamos que estas são as garrafas de cerveja mais antigas do mundo”, disse Rainer Juslin, secretário do ministério da cultura do arquipélago.

Os mergulhadores já haviam encontrado no mesmo navio as garrafas de champanhe mais antigas de que se tem notícia. O navio, calculam os especialistas, foi a pique entre 1800 e 1830.

Os valores da cerveja não foram estimados, pois ainda não se sabe se elas resistiram ao efeito do tempo e ainda podem ser consumidas. O fundo do mar é um ambiente que pode ter favorecido os champanhes, uma vez que a temperatura de 4 ºC pode ter evitado o processo de deterioração.



Fonte: Barba e Bigode

Utensílios básicos para montar um bar em sua casa

Para montar um bar profissional são necessário diversos tipos de utensílios e equipamentos, porém se você prepara coquetéis apenas na sua casa, ou para amigos, com apenas alguns utensílios é possível fazer praticamente todos os drinks. Veja abaixo quais são:

Balde de gelo: serve tanto para refrigerar bebidas quanto para armazenar o gelo que vai ser usado no preparo dos seus coquetéis.

Coqueteleira: feita de inox, ela é essencial em qualquer bar. É usada para fazer coquetéis que usam ingredientes de difícil mistura, como açúcar, leite, etc.

Colher de bar / Bailarina: utilizada principalmente para mexer coquetéis no mixing-glass, para separar bebidas dos coquetéis em camadas e também é usada como medida de bar. Exemplo: 1 colher de bar de açúcar.

Dosador Americano: este dosador tem as medidas em onças (oz) e tem dois lados, em geral um complementando o outro (ex: um lado 1 1/4 oz e o outro 3/4 oz).

Espremedor manual: utilizado para espremer frutas como limões, laranjas, etc.

Faca: utilizada para cortar e descascar frutas ou abrir embalagens. É imprescindível que esteja sempre muito bem afiada.

Mixing glass / Copo de bar / Copo misturador: é onde são misturadas e geladas bebidas para depois serem transferidas para os copos. Caso você não tenha um em casa, informalmente, ele pode ser substituído pela coqueteleira.

Pegador de gelo: utilizado para pegar gelo em pequenas quantidades e em alguns casos para pegar guarnições.

Strainer: usado para coar bebidas para o copo, encaixando-o no mixing-glass ou em coqueteleiras.

Socador: feito de acrílico, é utilizado para macerar (esmagar) frutas e outros ingredientes.


Fonte: Drinks e Bar

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Britânico fabrica whisky com urina de diabéticos


A Gilpin Family Whisky anuncia em seu site a produção de um tipo de uísque feito a partir da urina de diabéticos. Segundo o jornal “The Independent”, a ideia é do designer James Gilpin que não vende a bebida, mas “apenas fabrica para exibições e festivais”.

“O açúcar excretado por pacientes diabéticos é agora utilizado para a fermentação de uísque com apenas um tipo de malte”, afirma o site oficial da bebida. O inventor chama a urina de nova commodity e justifica que a urina de diabéticos facilita a criação de bactérias usadas na fermentação.

James destila a urina, retira o açúcar e, só então, realiza o processo de fabricação como qualquer outro tipo de uísque. Os açúcares e a água filtrada são usadas na fermentação do mosto, que é, posteriormente, destilado, dando origem à bebida. O inventor chegou a usar a urina da avó, mas o resultado não foi dos melhores, uma vez que, segundo ele, quanto mais diabético, melhor o uísque.


Fonte: Barba e Bigode

Receita: Grasshopper


Confira a receita do delicioso Grasshopper.

Ingredientes:

40 ml de vodka Odin
20 ml de licor Menta Verde
20 de licor Cacao Blanc


Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo. Chacoalhe bem e sirva em um copo de martini.