quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Origem dos coquetéis mais famosos do mundo


A origem dos drinks misturados, conhecidos como coquetéis (cocktails) remonta à idade média, quando já misturavam bebidas destiladas com sucos de frutas ou temperos para diluir sua alta graduação alcoólica.

Com o passar do tempo, as misturas foram ganhando criatividade e técnica a nível profissional, especialmente na Inglaterra, em meados do século XIX.

A aparência do drink ganhou muita importância. Estima-se que metade de seu valor relaciona-se com sua apresentação. Isto justifica a utilização de chamativos mexedores, como um bastão de cenoura, um talo de salsão ou até mesmo uma longa pena colorida do rabo de um galo, o legítimo cock tail.

Algumas dessas bebidas tornaram-se embaixadoras de seus países de origem ou onde se popularizaram.

Elas podem ser consumidas como aperitivos, digestivos, ou como forma de dar boas vindas. A piña colada (rum branco, creme de coco e suco de abacaxi) faz parte da cultura local no Caribe. O mojito (rum branco, club soda, limão e açúcar) foi criado em Havana, Cuba, nos anos 40. A margarita (tequila, contreau e limão) foi criada no México nos anos 50 e ganhou fama mundial durante a Copa de 1970. Eventos de gala não dispensam o centenário Manhattan (uísque, vermute tinto, angostura e cereja), criado na badalada ilha de Nova Iorque.

Fonte: Terra Homens

Nenhum comentário:

Postar um comentário