Mergulhadores encontraram o que acreditam ser o conjunto mais antigo de garrafas de cerveja. Os exploradores vasculhavam os restos de um naufrágio de 1800 no arquipélago independente de Alândia, no Báltico, quando se depararam com as bebidas.
Segundo o canal de televisão “CNN”, as garrafas foram levadas para a superfície e uma delas explodiu com a mudança de pressão. Um líquido escuro vazou e a equipe logo percebeu que se tratava de cerveja.
“Até o momento, nós acreditamos que estas são as garrafas de cerveja mais antigas do mundo”, disse Rainer Juslin, secretário do ministério da cultura do arquipélago.
Os mergulhadores já haviam encontrado no mesmo navio as garrafas de champanhe mais antigas de que se tem notícia. O navio, calculam os especialistas, foi a pique entre 1800 e 1830.
Os valores da cerveja não foram estimados, pois ainda não se sabe se elas resistiram ao efeito do tempo e ainda podem ser consumidas. O fundo do mar é um ambiente que pode ter favorecido os champanhes, uma vez que a temperatura de 4 ºC pode ter evitado o processo de deterioração.
Fonte: Barba e Bigode
Nenhum comentário:
Postar um comentário